Cercas feitas de pedra

Cercas feitas de pedra com as mãos: a escolha do material, manuais

Cercas feitas de pedra, utilizados pelo homem desde tempos imemoriais. Atualmente, a, materiais naturais naturais, incluindo pedra, no auge da popularidade. Uma enorme variedade de pedra natural muitas vezes leva a leigo confusão. Portanto importante escolher e fazer a escolha certa de um tipo particular de pedra adequado para a construção da cerca, design concebido.

A escolha dos materiais (gráfico de comparação)

- uma fracção de 105-300 mm - 2500 rublos / m3;

- Cobblestone por gabiões -70-130 mm - 300 rublos / m3.

No material de construção menos popular para paredes de pedra é uma pedra artificial. Seu custo é muito menor do que o custo da pedra natural, natural.

A cerca feita de pedra calcária

Antes da construção de um muro de pedra com suas mãos devem estar para determinar a localização exata do mesmo, desenhar um diagrama da construção, plano de fundação, e também para fazer cálculos aproximados do volume necessário de materiais de construção.

Se terra e propriedade da casa estão em estreita proximidade com os seus vizinhos, é necessário obter o consentimento escrito para a construção de seus edifícios. Para evitar conflitos e disputas de fronteira, deve preparar e emitir documentos para a construção de bureau inventário técnico. Estas actividades assumirão a construção da cerca, sem complicações e problemas.

etapas preparatórias da construção de um muro de pedra natural também pode ser considerado:

  • terra remoção de resíduos de todos os tipos e disposição (alinhamento);
  • trabalho de layout de fundações de acordo com os esquemas e desenhos. Aplicação marcação (linha de vedação, colocar a porta, portas) no solo realizada utilizando cabos fixados a estacas;
  • compra de materiais de construção - pedra, areia, cimento, reforço;
  • comprar uma ferramenta necessária - máquina de solda, pás, argamassa tanque de cozimento ou pequeno misturador de concreto.

O passo seguinte para a construção de um muro de pedra arranjo da fundação.

A cerca feita de arenito

Abertura de valas para a base é feita em conformidade com a marcação gerados. Tendo em conta que a pedra é o material de construção muito pesado e resistente, a fundação deve facilmente suportar a carga corretamente, garantindo a confiabilidade e durabilidade das estruturas.

Cercas são construídos de material de pedra exclusivamente sobre o fundamento da correia com base em w / w de blocos ou tijolos. Na fase da fundação de tudo que você precisa de aderir aos seguintes requisitos e regulamentos:

  • largura fundação preparado deve ser maior do que a espessura de cerca de 15,0 cm de profundidade trincheira é cavada para 80,0 cm Se a vedação é montada com uma altura de 2 metros, a profundidade trincheira é aumentada para 10,0 cm de comprimento por cerca metros .;
  • primeira coisa realizada airbag areia não menos de 50,0 mm, o que é vertida água e compactado;
  • em seguida, produzir uma colocação w / w unidades, usando uma solução do aditivo e um reforço de ligação de 30,0 a 40,0 mm de diâmetro;
  • em seguida, montado em um esqueleto reforçado com ranhura em torno do qual a fixação de cofragem afiação placa, elevando-se acima do solo de aproximadamente 20,0-30,0 cm, e toda a estrutura é preenchido com uma solução;
  • desmantelamento cofragem produzido em poucas semanas (3-4 semanas) depois do endurecimento final do cimento;
  • aberturas de portas e portões necessário instalar os pilares de suporte, de modo que as partes de suporte de carga em escavar e vertida reforçado solução concreta.

A cerca feita de pedra calcária

Uma vez que é necessário construir ao mesmo tempo todos os pilares, a fim de acelerar o trabalho de construção. Na construção de pedra flutuante esgrima forma amplamente utilizado (cofragem). Para isso é necessário para produzir a quantidade necessária de parafusos placas de cofragem seccionais e cerca de 150 mm de altura. Os parâmetros internos que correspondem às dimensões da base. Para uma coluna requer 2 pedaços de formas de cofragem dobráveis.

Depois de fabricação de estruturas, deve agir de acordo com o seguinte algoritmo:

  • e cofragem montada é colocada camada inicial de pedra. Eles são colocados de modo que eles são os mais apertadamente ajustado com a forma desmontável e um ao outro;
  • produzir uma solução mais densa enchendo todas as fissuras e vazios;
  • em seguida, ligados os seguintes parafusos de cofragem e cheios com pedras, e a solução é semelhante.

Após um dia ou dois das formas desmontáveis ​​de base pode ser removida e iniciar a construção das camadas subsequentes. Vazio descoberto após o desmantelamento da cofragem, você deve preencher uma solução imediatamente. Em lugares onde o atraso deve ser de montagem para liberar cantos de metal, que são soldadas aos tubos.

colunas e as estruturas em forma deve ser protegido da precipitação atmosférica. impecável forma de realização é um dispositivo de tampas de plástico ou de metal.

Uma cerca feita de granito

Walling cercas começa com a aplicação na etiqueta base. Spans muros de pedra cumpriram postos em 100,0 milímetros, isto é, o deslocamento das paredes interior de 50,0 mm no exterior e no interior. Ao longo das bordas da parede com a ajuda de nível produzir uma instalação simétrica de pedras. O tamanho ideal das paredes de pedra para a colocação - até 25,0 cm.

Por esticada entre secções de rosca são orientadas na parede de alvenaria subsequente. Por conveniência de operação e pedras de resistência estrutural recomendado para colocar lado plano para cima, enchendo cuidadosamente fissuras e vazios entre a argamassa de cimento e areia.

As linhas de paredes de alvenaria é fortemente recomendado para executar uma ligadura. Para a linha superior da passagem da cerca de pedra é escolhido o mesmo tamanho. Tal selecção permite que a parte superior do muro a construir suave.

Uma cerca feita de paralelepípedos

superfície e tratamento grouting é o processo final para a construção de cercas, pedra natural e artificial.

Costuras alvenaria bordar três formas: convexo profunda e superficial. Uma primeira forma de realização aumenta o volume da alvenaria.

  • Raspador - uma tira de metal (4 mm x 150 mm x 2,5 mm), a extremidade do qual está localizado a uma projecção ( "dente"), medindo 10,0 milímetros por 20,0 m;
  • groomers planas e escova com cerdas de metal;
  • pedaços de pano e espuma de borracha.

Incrementalmente cometer profunda grouting parece com isso:

  • aparar pedras e costuras com uma escova de arame;
  • criando raspador puro, recessos rectangulares a 20,0 mm;
  • costuras de limpeza e pedras espuma.

Se você ignorar o grouting, o apelo visual da cerca de pedra é muito pior.

Início decoração de pedra natural - textura e cor. Portanto, construído a partir de cercas de pedra naturais, auto-suficiente e não requer a aplicação de peças decorativas para melhorar a aparência. No entanto, se desejado, o topo dos pilares de apoio pode ser equipado com projetos ornamentado impermeáveis ​​- tampas com picos.

Muitas vezes, cercas de pedra monumentais decorar forjamento a céu aberto, várias lâmpadas, e "viver" elementos decorativos - trepadeiras -lianami (uva, rosa).

Tecidos cerca surdo pode ser reavivado com a ajuda de painéis de mosaico de vidro feitos de garrafas de plástico e CDs usados. Usando estes ou outros detalhes decorativos dependem das preferências e os desejos dos proprietários de terra em que são construídos muros de pedra.

Cercas feitas de pedra tem muitas qualidades positivas, mas, apesar disso, há várias desvantagens:

  • construção de uma cerca feita de pedra -, procedimento de construção bastante longo trabalhoso;
  • para a construção de tais instalações é a base necessária;
  • o alto custo de alguns materiais de pedra natural.

Construção de muros de pedra significativamente mais caros do que a barreira de madeira ou de metal. Construção da fundação, o custo de materiais naturais, custos de transporte, o pagamento de uma possível força de trabalho adicional exigirá fundos de investimento consideráveis. Reduzir os custos financeiros pode ser devido ao trabalho de construção por conta própria.

Atualmente, para receber master classes (tutoriais de vídeo) na construção de estruturas de pedra, incluindo cercas, não é difícil, é o suficiente para ir para o "YouTube" e usar o motor de busca para selecionar o clipe apropriado. cerca exemplo de pedra calcária com suturas profundas:

Abaixo está uma série de fotos, que você pode ver as diferentes versões do muro de pedra:

"Mosaic" cerca de pedra.

parede de pedra de entulho não pode ser qualquer resistência às intempéries mecânica, química e.

Uma realização interessante de cerca de pedra na grade.

Cerca de pedra, forjamento decorados.

As cercas de arenito geralmente comuns e apreciar o mesmo sucesso.

Não menos popular entre os proprietários são combinados cercas.

O vídeo abaixo mostra como colocada corretamente pedra escombros. Explica as características do marcador ângulo.

Cercas feitas de pedra com as mãos

Até à data, os designers de usar uma variedade de materiais e combinações dos mesmos, bem como para a construção da tecnologia de vedação. Um dos mais fortes é uma jóia. Ele vai durar um longo tempo e irá proteger de forma confiável propriedade de intrusão não autorizada. Na maioria dos casos que se dedicam à construção de construtores profissionais. Mas se você tiver tempo, você pode construir uma cerca feita de pedra com as mãos. Para fazer isso você deve levar em conta os conselhos de especialistas, bem como seguir o disposto neste artigo instruções passo a passo.

Características pedra, e seus tipos básicos

Cerca de pedra usado por um longo tempo. Mesmo em tempos antigos as pessoas têm utilizado para proteger suas casas. Na construção moderna e projeto paisagístico de materiais naturais são muito populares. Uma grande variedade de pedra natural e artificial pode levar a confusão. É importante escolher o tipo certo de pedra que vai enfatizar estilo e direção concebido.

Variedades de pedras naturais muito. pode distinguir entre eles alguns dos mais populares:

  1. Cobblestone (pedras). É bastante comum e opção acessível. Apesar de sua simplicidade, é uma das pedras mais duráveis. Basicamente calçada é cinza, o que não é para todos os gostos. Mas você pode comprar cor marrom-avermelhada paralelepípedos.
  2. Cascalho. Nenhum material menos popular. Graças às várias facções pode criar uma barreira de qualquer forma. Muitos combinar grandes e pequenas cascalho. A última opção é adequado para o enchimento da estrutura de ferro. Muitas vezes, ele é combinado com um tijolo para fazer uma cerca forte.
  3. pedra dolomita. Ela tem uma forma plana, diferentes tamanhos e espessuras. É obtido nas pedreiras da montanha. Devido à alta qualidade de uma cerca feita de pedra natural não será apenas atraente, mas também duráveis.
  4. Calcário. Esta pedra é dividido em vários tipos, a saber - coquina, mármore-like, de diferentes tipos de. Devido à sua calcário macio é muito fácil de processar. É por isso que esta opção for selecionada, muitos recém-chegados que decidiram experimentar com sua cerca. A única desvantagem é a absorção de humidade. Para evitar a destruição de calcário pré-tratado hydrophobizator.
  5. Arenito. Por muitos anos, o arenito utilizado para a construção de cercas em seções. Entre as vantagens que podem distinguir alta resistência, resistência à geada e resistência à humidade.
  6. Booth. Extraí-lo do arenito, calcário e dolomita. Esta pedra tem uma forma irregular. O comprimento da nervura pode ser de 15 a 50 cm. Pode ser utilizada não só para a construção, mas também para a frente para a vedação.

Não menos popular nos últimos anos é uma variante de uma cerca feita de pedra artificial. Seu custo será várias vezes menor do que a pedra natural. Na maioria dos casos, para a sua produção utilizando betão, em que se adiciona os pigmentos. Os produtos resultantes são difíceis de distinguir de pedra natural.

Antes de fazer uma escolha, é necessário examinar o estado das águas subterrâneas, o bairro, bem como levar em conta a influência atmosférica.

Vantagens e desvantagens de cima do muro de pedra

Antes da construção dos especialistas aconselham a se familiarizar com todos os lados positivos do muro feito de pedra natural. As principais vantagens:

  • a vida não é menos de meio século, e na qualidade certa e estabelece ainda maior;
  • porque a pedra é um material natural, de modo - é completamente inofensivo e seguro;
  • uma grande gama de preços, que variam com o tipo de pedra e suas fracções;
  • aumento da segurança contra incêndio;
  • fácil instalação (com todo o trabalho que você pode lidar sozinho);
  • propriedades harmoniosamente estéticas da pedra vai caber em qualquer paisagem;
  • possibilidade de combinar diferentes materiais.

esquema de montagem

Apesar da presença de uma grande lista de pontos positivos, cercas, feitas de pedra, tem vários inconvenientes:

  • alta de preços (preços de parte do material é muito alto);
  • para garantir a resistência do conjunto é fundação necessária.

Se você faz o trabalho na construção de uma cerca feita de pedra com as mãos, você pode reduzir significativamente os custos.

Há uma variedade de cercas feitas de pedra, os seguintes são alguns combinação de pedra e outros materiais:

  1. Madeira e pedra - é uma combinação única graças ao qual você pode obter uma seção harmoniosa de esgrima. Um processo complexo que requer uma atenção especial, bem como habilidades especiais e desenvolvimento preliminar.
  2. Pedra no grid. Entre o mais recente projeto know-how adquirido grandes gabiões popularidade (do francês significa "pedras nas grades"). A base para a vedação irá tornar-se uma malha espessa de arame metálico, que é preenchido com cascalho e raso fracção intermédia. Além disso, você pode usar os restos de materiais de construção (tijolos, cascalho, pedra). A forma da cerca pode ser qualquer - tudo depende do projeto planejado. O resultado é uma vedação de alta resistência.
  3. Pedra e tijolo. A combinação mais comum de materiais. Na base dos tijolos cheios espalhar várias filas e colunas para a base. Nos vãos resultantes entre os pilares colocou pedra. Esta combinação permite que você crie cerca apresentável. Alta força, resistência a mudanças bruscas de temperatura e a estabilidade de precipitação torna-se popular.

Se você decidir fazer uma cerca gabiões, você pode, além de usar plantas vivas barbante. Esta solução parece muito original.

Estágios de obras de construção

Se você não sabe como fazer uma cerca feita de pedra com as mãos, você pode se familiarizar com as seguintes tecnologias:

  1. Encha fundação tira. Note-se que pode ser realizada de duas maneiras básicas: concreto, brita e argamassa. Claro, a tecnologia com Booth, será mais fácil, mas essa base não é muito confiável. Por isso, é melhor usar concreto, que devido ao envelhecimento será forte em poucos meses. A próxima fase é necessária apenas após a secagem completa da base.
  2. Impermeabilização. É dada especial atenção à impermeabilização fundação, que é realizado em 2 fases. Primeiro você precisa executar antes de derramar o concreto por meio de material de cobertura. Eles tapete as duas paredes e o fundo. A segunda etapa é realizada após a secagem completa da fundação. O mesmo material de cobertura é colocada sobre a área preparada. Devido à impermeabilização da água subterrânea não entrar na estrutura e começa a destruí-lo.
  3. de alvenaria de pedra. O processo básico é a colocação da pedra. O principal e muito processo demorado - é as pedras de seleção por tamanho e forma. Se necessário, cortar as pedras, mas vai exigir muito tempo e esforço. A tecnologia é completamente dependente do tipo de pedra. Por exemplo, para o arenito e tecnologia croquete processado pode ser usado em alvenaria de tijolo. Ao escolher uma pedreira deve considerar a instalação de tecnologia de cofragem. O primeiro passo é trazer os pilares que devem ser mais amplo do que o tempo.
  4. Tratamento de articulações. Uma vez que o muro é completamente erguido, você pode avançar para a vedação de todas as juntas. Se ignorar este ponto importante, o apelo da cerca será perdido. Para juntas muito profundos, é necessário o uso de uma solução adicional. Com grandes pedras contaminadas devem ser limpas com uma escova o excesso de metal. Com alguns tipos de pedras para serem removidas ainda solução não curado.

cerca acabamento decorativo granito esmagado

Às vezes torna-se necessário alterar a aparência ou o projeto da cerca. Alterar paisagem, a presença de falhas ou um grande número de irregularidades. Neste caso, granito esmagado perfeito, que pode atualizar a cerca.

Para realizar o trabalho necessário para colocar o primer fachada. Após a secagem completa que utiliza uma cola ou cimento mistura especial ao qual é adicionado um plastificante. Na superfície preparada firmemente presas granito esmagado. Não se esqueça sobre o grouting, e no final esfregar a superfície.

Para acabamentos decorativos, cerca de pedra pode usar diferentes combinações de materiais planos e emplastro estrutural.

cerca de construção de qualquer tipo de pedra - é um processo demorado. Mas o resultado vai agradar a todos. trabalho investido, o tempo e os custos serão reembolsados ​​recebeu uma vista maravilhosa e original, e uma cerca alta. Vai servir os proprietários de muitos anos sem perder seu apelo.

Aprenda com o vídeo fornecidas sobre as características de fabricação de uma cerca feita de pedra:

Abaixo está uma série de fotos, que você pode ver as diferentes versões do muro de pedra:

cerca céu aberto feito de pedra

Uma variante interessante

Com pós de pedra revestido

cerca combinado

de paralelepípedos

Feito de pedra

Com guarnição esmagado granito

Feito de pedra artificial

As cercas de pedra - espécie, construindo com as próprias mãos

Para refletir sobre a construção da cerca, a primeira coisa a fazer - é decidir sobre o material. E se os principais critérios são a estabilidade, durabilidade e resistência, a pedra - a melhor opção.

Cercas feitas de pedra têm sido conhecidos desde os tempos antigos.

Estes eram paredes reais poderosos que podem suportar não só o ataque do tempo, mas também retardar o inimigo.

É bastante possível construir com as próprias mãos. Além disso, você recebe não só uma proteção contra a invasão indesejada, mas também um elemento agradável do projeto da paisagem.

Benefícios e variedades de muros de pedra

Por que você deve optar por esta forma de esgrima?

Devido às suas vantagens são as seguintes:

  • vida de serviço é praticamente ilimitado e vai depender mais da qualidade da solução, que é utilizado para a sua construção que a pedra;
  • pedra - um material natural, e, portanto, é eco-amigável e seguro para outro e da natureza;
  • uma ampla gama de preços, dependendo das variedades de pedra;
  • Ele tem uma maior proteção contra incêndio;
  • instalá-lo sob a força mesmo sozinho;
  • sua aparência é adequado para quase qualquer estilo e se encaixam harmoniosamente com a paisagem circundante.

Cercas feitas de pedra podem ser classificados.

Existem vários tipos de pedra natural utilizado para a construção do troço cerca:

  • É a uma pedra natural mais barato, como remendar ou pedra boulder. Embora ele e barato, a sua força é muito alto. Claro que você pode economizar significativamente através da recolha de seu próprio nos campos. Mas vai ser uma cor cinza sombrio, mas não há contabilização de gostos. Mas é melhor escolher as pedras de cor marrom-avermelhada. Ele tem uma forma arredondada que lhe dará a cerca uma certa aspereza. Se você quer ter uma superfície lisa, a pedra deve ser quebrado com uma marreta para chegar na superfície do plano de clivagem. Tendo em conta as medidas de segurança. O custo de tal material por 1 kg é de aproximadamente 4 RUB.
  • A maior parte dos materiais são seixos e cascalho de várias fracções raramente usada. Normalmente, também compraram cor marrom-avermelhada. Eles são usados ​​com menos frequência devido ao fato de que este material fino. Mais frequentemente do que para não dar cantos cerca tal força e base são feitas de tijolo. Em todo o muro de tijolo e pedra parece interessante. O preço é de 10-15 rublos. por 1 kg.
  • pedra dolomita - plano, tem um tamanho diferente, forma e espessura são extraídos em pedreiras onde explosão rochas.
  • Calcário tem várias variedades. Este coquina, mármore-like, de diferentes tipos de. Preço para 1 m². m revestimento é de cerca de 250 rublos. Além disso, é uma pedra macia que é muito fácil de operar, mas há uma desvantagem - absorve a umidade e se decompõe em um clima frio e úmido, por isso é necessário para pré-tratar o hydrophobizator pedra.
  • Arenito é usado por um longo tempo, e também é bastante popular. Ele é forte, muito tolerante de geada, humidade resistente. Ele pode ter uma superfície polida (geralmente não utilizado na construção do país), Tessa. Além disso, ele pode ser material triturado.
  • brita tem uma forma irregular, comprimento de aresta de 15 a 50 cm. O que obtido a partir de dolomita, areia e pedra calcária. Usado tanto para a construção e para o forro.

Você também pode escolher se vai ser uma pedra selvagem ou processado.

Nos últimos anos, a popularidade começou a ficar uma pedra artificial. É mais barato natural, e em sua essência - é concreto comum, o que dá um material natural. A vida útil de cerca de 50 anos, a durabilidade é ligeiramente reduzida com o arranjo de cerca em um ponto baixo ou perto da estrada.

Se você não é um especialista, que distinguir esta da pedra natural é quase impossível. No mercado de commodities, você pode encontrar uma pedra artificial de qualquer cor e textura (lisa, cisão, áspero, entulho, etc.).

O uso difundido adquiriu uma chamada pedra Francês. Ele é produzido usando uma máquina especial, o princípio de que você pode ver no vídeo.

Assim, você pode economizar significativamente no material de construção. A forma mais popular deste bloco de concreto foi na Crimeia e fez competição Coquina.

Como fazer uma cerca de pedra com as mãos?

Se você decidir construir uma cerca feita de materiais naturais, você deve saber que este é um processo lento, que é demorado e difícil.

tecnologia de construção é a seguinte:

  • conduzir o layout futuro da cerca;
  • Estamos lançando as bases;
  • erigir lâmina esgrima.

Parece que tudo é simples, mas vamos olhar para os passos acima em mais detalhes.

A primeira fase Ele não depende do material utilizado e igualmente realizada para todos os tipos de seco de vedao. Primeiro vamos fazer uma cerca desenho preliminar definir um comprimento, contando o número de materiais necessários, dependendo da altura projetada. Também paralelo para determinar o nível de porção de elevação em todos os lados.

Construção de um muro de pedra dispositivo assume uma base suficientemente sólida, uma correia, uma carcaça de colocar as barras de reforço, com impermeabilização. Então, depois de alguns dias fazer a cofragem para a construção de pilares de sustentação. O seu melhor para ser feito de placas, o tamanho é a mesma que a da coluna. Em seguida, definir a cofragem sobre a fundação, é presa à fundação do jangada e executar alvenaria.

Se você fizer calçada, tentar pegar as pedras do mesmo diâmetro (de preferência 20-30 cm). A solução de elementos de fixação fazer como se segue: misturar o cimento e areia (peneirado, médio, argila sem impurezas) em uma proporção de 1: 3. Você pode adicionar uma beleza marrom corante (4 colheres de sopa por 10 baldes). A mistura não deverá ser o fluxo de líquido. Como você trabalha, você pode ajustar a forma da pedra com um martelo.

Colocar na solução de base, em seguida, definir que pedras lado plano para fora, encaixando firmemente uns aos outros. Tudo o vácuo deve ser reparado solução cuidadosamente, evitando o contacto com a superfície frontal da pedra, como evidente uma mistura congelada é bastante difícil, e isto é feito utilizando uma escova de arame. A principal coisa não se aplicam neste caso a água, como há um risco de penetração com o cimento na pedra, o que levará à perda de sua cor natural (que será cinza).

Tendo terminado, que a primeira linha, o segundo iniciar somente após dia, uma vez que a solução deve solidificar. E até que gama completa de totalmente, o trabalho não pode ser interrompido. Mas se você ainda suspenso, a necessidade de água constantemente a alvenaria de modo que não está congelada.

Acabou cerca pedras de construção do tecido e depois de limpeza pode ser feito grouting, que irá dar o volume do recinto e atracção. Isto é feito usando uma espátula estreita até uma profundidade de cerca de 1-1,5 cm.

Acima do portão para a beleza pode ser feita arco. Para funcionar 100 m especialista ingestão deve ser cerca de 40 dias, um pouco mais rápido - de dolomita, arenito, calcário, como são mais facilmente tratadas. Se você decidir fazer com as mãos, é melhor chamar vários assistentes.

Comentários (0)

Novo no local

Mudas desenvolver e expandir massa vegetativo em um volume limitado de substrato. E este volume.

Inverno - uma provação para animais de estimação. Especialmente disco é transferido galinhas poedeiras. Short.

vaidade de Ano Novo com presentes e desenho festivo menu se aplica à decoração de interiores casa.

confortável casa país, construída longe das redes de abastecimento de gás é impossível sem o fogão. No frio.

Iluminação da área de área suburbana é considerado como uma zonas separadas de planejamento arranjo palco.

frase comum da vida do cão estes dias só é aplicável aos cães de rua. .

Aquisição de terrenos e fazer um plano da casa futuro, certifique-se de pensar sobre a colocação.

Os últimos 10 anos na horticultura e jardinagem seminários e fóruns é uma discussão activa.

É difícil hoje em dia encontrar alguém que não tenha ouvido nada sobre as placas.

Olhando para os sacos de cimento e uma pilha de areia, nem todos os programadores sente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

81 + = 88