Cercas de plástico

Faça você mesmo de cercas de plástico

Enquanto alguns cidadãos acreditam que a influência corruptora do Ocidente, no entanto, eles têm muito a aprender, e exemplo disso é feita de cercas de plástico, importados para nós a partir dos Estados Unidos. Em nosso país, é um material relativamente novo, mas devido às suas vantagens, está rapidamente ganhando popularidade.

Vamos tentar compreender as vantagens de tais proteções, eo que nos ajudará o vídeo deste artigo.

Cerca de tubos de plástico feitas sob a forma de um painel de mosaico

O fato de que o plástico é popular na Rússia, diz que mesmo um exemplo tais, que você pode ver na foto acima - um residente da cidade de Bratsk, Nikolai Petryakov concebido de modo a parte de sua cerca e não é apenas o espelho do seu produto. Mas isso se aplica à ficção artística, mas as cercas de PVC colocado em operação e produzido em produção em série.

cerca de plástico com entrada em arco

A principal vantagem de PVC, talvez, é a sua resistência a uma variedade de condições climáticas e saltos de temperatura repentinas. Além disso, uma cerca feita de plástico não queima, é resistente ao impacto e resistente à luz UV. Para todas estas vantagens, você ainda pode adicionar um peso leve, e a virtual ausência da necessidade de cuidados constantes.

Produção de cercas de PVC é semelhante à produção de janelas de plástico - a tecnologia são virtualmente idênticos. Tais projetos são muito fáceis de instalar no lugar certo (o efeito de peso leve) e sua vida útil é projetado para até 50 anos. -se cerca consiste em seções que são facilmente unidas.

Ao escolher um gabinete de plástico deve levar em conta a sua opacidade e altura, não é a parte da frente da propriedade e das linhas de fronteira, onde a vedação é muito alto pode obscurecer as janelas vizinhas ou qualquer árvore.

Este não é apenas ilegal, mas também pode levar a conflitos que não iluminar sua vida.

Particionamento para a montagem de vedação do perímetro

  • Primeiro de tudo, você deve ter em mãos um documento de possuir terras, que é claramente indicado por suas fronteiras. Concentrando-se em um plano desse tipo, martelo pinos em todos os pontos de canto do perímetro, bem como naqueles lugares onde você irá obter o portão e portão. Agora puxar o fio de nylon entre eles - será um guia para a instalação de colunas para uma cerca.
  • Se você não tiver realizado qualquer trabalho ou não há ninguém viveu na área, então você definitivamente tem que limpar o perímetro de todos os grandes ervas daninhas, e talvez até mesmo árvores. Você também deve remover todos os detritos e todos os materiais de construção que podem ser armazenados nesta linha.
  • Os poços devem ser perfurados a uma profundidade de 60 a 80 cm, mas o guia fornece mergulho pós no chão a ¼ de todo o comprimento do suporte, para que possa fazer um buraco nos lugares certos, e em outros - podsypku à linha da cerca era estritamente horizontal.

Por exemplo, se o solar é numa encosta, toda a cerca não pode ser feito na mesma altura, mas as diferenças devem ocorrer em secções (uma secção abaixo (ou acima), o outro) sem qualquer desalinhamento.

Princípios da instalação de colunas de vedação

  1. A primeira forma de montagem das barras com as mãos fornece seu preencher o buraco com argamassa de cimento com brita ou roupa de cama cascalho. Opção suficientemente fiáveis ​​e, neste caso, a necessidade de barreiras, que têm uma altura maior.
  2. O segundo método envolve o enchimento da coluna num cascalho bem, cascalho ou detritos (tijolo quebrado, gesso batido, pedaços de placas de betão) e o consequente compactador solo. Isso é chamado butovaniem e adequado para qualquer altura cerca.
  3. Um terceiro método consiste em encher os poços metade superior da argamassa de cimento e uma parte inferior é preenchido com solo. Verter concreto dá toda a estabilidade da estrutura e também adequado para cercas de qualquer altura.
  4. O quarto método - o mais simples, ele não fornece quaisquer materiais adicionais para estabilizar, mas apenas uma podsypku sujeira e compactador. O método utilizado só é bom para barreiras de luz fraca.

Conselho. Note-se que, dependendo da montagem pilares aparência e força de toda a estrutura, de modo que os suportes deve ser exposta com a máxima precisão.

Para o nivelamento, utilize um nível de bolha, prumo e um fio de nylon, puxando-o entre os dois extremos suportes nivelados em uma linha.

Na lag (o bar) tem retentores (travas)

  • Você já sabe como configurar os pilares para a cerca, mas não se apresse-los batendo, ou preencher com argamassa de cimento (exceto o primeiro, que será nivelado em toda a estrutura) - primeiro recolher seção. As barras transversais têm fechaduras especiais ou travas que prendem o no Stolbovoye groove. Insira o lag mais baixo.

Instalar seções de PVC no espaço

  • Agora você precisa definir o bar corte no sulco, que está no degrau mais baixo - você pode fazê-lo sem esforço. Instalação vai acontecer depois que ele se encaixe - a seção aldeia do groove.

Definir as vigas superiores

  • Agora vamos definir a barra superior, em conformidade com as ranhuras. E agora você pode alinhar o espaço montado e corrigir a coluna prazo. Se você precisa soltar a altura da cerca, situado ao lado do outro bar - isso, claro, vai aumentar o preço da construção, mas a aparência serão beneficiados.

Às vezes, cercas de plástico (especialmente tamanhos maiores) podem ser montadas utilizando grampos, parafusos e rebites, mas a essência do conjunto não muda. Você precisa suportar parâmetros verticais e horizontais graves, em seguida, todo o muro vai ter um olhar adequado.

Construção de casas

A moda de cercas de plástico veio até nós a partir dos Estados Unidos. Neste país, o plástico tem sido um sucesso.

E nós temos este material só começa a ganhar uma posição de liderança graças às suas propriedades de alta performance. As cercas de PVC não pode estar queimando, eles são resistentes à geada, muito leve, resistente ao impacto, pode resistir a danos mecânicos e não virar amarelo no sol. Ao contrário de madeira, cercas de plástico têm uma aparência decorativa. E o mais importante - estas cercas não requerem cuidados especiais! Para instalar em seu site uma cerca feita de PVC, siga atentamente as nossas diretrizes.

Os proprietários de áreas suburbanas tendem a proteger seu território de pessoas de fora. É por isso que a decisão de instalar a cerca. Infelizmente, não é obstáculo robusto e intransponível para um ladrão, mas mais serve como um fator psicológico.

Muitas pessoas instalar uma cerca para enfatizar a respeitabilidade do seu território, para designar porções da fronteira para se esconder e protegê-lo de olhos curiosos. Os tijolo ou pedra mais caros opções. Cada tipo tem seus prós e contras.

Hoje estão se tornando cada vez mais popular para as cercas de jardim de plástico. cerca de plástico moderno é muito durável, funcional, prático, confiável e segura. Tais vedações não têm medo de corrosão e podridão. cerca de plástico auto-instalação pode ser muito rápido, ao contrário das opções tradicionais.

Quanto à altura da cerca, ele pode ser muito diversa, há opções na produção de até cerca de seis metros. Antes de tomar uma cerca decisão que ordena, definir uma meta para instalá-lo. Se você quiser apenas para definir um belo cerca, você pode usar o que quiser.

Se você quiser proteger o seu bem em casa, você precisa encontrar um projeto adequado, encomendar um material muito resistente e instalá-lo manualmente. Ao encomendar o material não deixe de consultar com especialistas, eles serão capazes de lhe dar bons conselhos e dicas que farão suas instalações cerca seguro e atraente.

Vantagens de cercas de plástico

Uma cerca feita de plástico para tornar a sua casa confortável e bonito, e será versões clássicas muito mais barato. Através desta cerca você será capaz de perceber qualquer solução de design. instalação de tecnologia cerca decorativa de plástico é bastante simples. Mesmo se você não tem experiência em construção, fácil de instalar design.

Além disso, a vedação do plástico pode servir como elementos decorativos e horta harmoniosamente complementar paisagismo. Você pode organizar o portão e o portão, você mandar para a zona de entrada. Você pode decorar os canteiros e áreas que são separadas por uma cerca de plástico decorativo. A mais recente tecnologia está melhorando constantemente a variante de design, assim, pela última vez, a qualidade de cercas de plástico são muito melhorada.

A tecnologia de sua produção é muito semelhante à produção de perfis de janelas. cloreto de polivinilo tem uma alta resistência à geada não têm medo de ácidos, sais, gorduras e alcalino. Ele também não sofre oxidação, ou queima, é um bom isolante. cercas Preço de plástico é bastante elevado, mas a resistência e durabilidade justificam plenamente o dinheiro investido.

Cercas de plástico, não ficam amarelas e são resistentes à luz solar. A composição de PVC que contém aditivos especiais, devido a que a vedação é resistente ao sol e alterações bruscas de temperatura. As propriedades únicas deste material são ductilidade e resistência ao impacto.

Cercas de plástico, muito fácil de instalar e de transporte, porque estas cercas pesam relativamente pouco quando comparado com edifícios feitos de ferro ou madeira. cercas de plástico são feitas em secções, de modo que eles são bem se encaixam durante a montagem com o outro.

cercas de plástico são muito duráveis. Eles são excelente servido a partir das 10 a 50 anos. Ao contrário das estruturas metálicas, eles não estão sujeitos à oxidação e antes de as cercas de madeira têm uma vantagem importante - de PVC cercas não apodrecem.

Uma vantagem muito importante da cerca plástico - a sua compatibilidade ambiental. Estas protecções não poluem a natureza, nem na fase de produção ou durante a operação para a sua finalidade. A fim de conferir uma cerca plástica de cor particular não usa corantes nocivos.

Mas para proteger a cerca de madeira sobre as pragas ou os efeitos nocivos de fatores ambientais, ele decidiu usar produtos químicos diferentes que nem sempre são ambiente favorável tolerado. Se você estiver instalando um problema semelhante cerca de plástico não irá surgir.

Cuidado para cerca de plástico não requer um monte de trabalho, você só precisa limpar a parede e novamente ele leva a sua aparência original. manchas difíceis podem ser facilmente removidos com um tipo de mídia abrasivo suave.

Em muitos aspectos, o plástico se estabeleceu como um material forte e confiável. Se você quer ter um estilo europeu bonita - uma cerca feita de plástico será a opção ideal. Os tipos mais populares são o cerca, cerca surdo e cerca.

O último tem uma posição inclinada ou vertical de barras com ou sem lacunas. cerca surdo é construção sólida que cobre completamente o jardim de olhos curiosos. Mas, em seguida, ele pode ficar um pouco de luz, por isso é melhor escolher uma versão combinada.

Cerca de vime é ideal para áreas rurais, ou estilo etnográfico. Há também uma grade de plástico ou malha, que é leve e durável. Para uma boa opção é recomendada para combinar diferentes tipos de grades de plástico.

cerca cerco plástico Classic é um cego de uma placa de plástico. Tais projetos estão bem protegidos território da casa de poeira e outros contaminantes. cercas de plástico mais transparentes instalados em uma linha em intervalos regulares, ou formar um padrão xadrez. Este formulário irá fornecer cobertura adicional e não vai dificultar o acesso de ar.

Instalando a vedação de plástico é muito rápido, ele não precisa de habilidades especiais. Com algumas dicas que você pode muito bem ser capaz de fazê-lo sozinho, e você pode desenhar e profissional. Em suma, você precisa fazer um projeto de design da cerca, comprar materiais e peças, para tornar a área de layout, defina os suportes verticais e puxe a teia de plástico. Se desejar, você pode pintar sua cerca em qualquer cor.

Para começar, você deve fazer a concepção do projeto necessário. Para fazer isso, você precisa para realizar um estudo externo da área onde a cerca será instalada. Se houver quaisquer obstáculos, eles devem ser devidamente removido. Pense cuidadosamente sobre quais as ferramentas que você precisa. Como regra geral, parafusos ao instalar cercas de plástico são utilizados, rebites e soldagem.

cerca de plástico não requer fundação tira. Toda a estrutura de suporte repousa sobre os pilares, painéis horizontais ou verticais, palas. Você precisa encomendar e comprar materiais de alta qualidade, na ordem necessária para discutir todas as sutilezas e detalhes.

Nos supermercados e mercados você pode encontrar uma variedade de diferentes tipos de produção de cercas de plástico. Se possível, tentar obter o melhor material de qualidade para projetar poderia durar tanto tempo quanto possível.

Lembre-se que nem todas as opções são legais. Se você definir muito alto uma cerca, ele pode lançar uma sombra sobre o terreno vizinho, assim que pensar com antecedência sobre a possibilidade de instalar gostei do design.

Inteligentemente escolher um estilo para o seu site para que ele se encaixar muito bem no quadro geral. Hoje o mercado oferece um grande número de variantes de cercas de plástico, para escolher algo apropriado nenhuma dificuldade. Você pode consultar com especialistas que avaliam instantaneamente a situação e estimar a variante mais aceitável da cerca é para o seu site.

Tudo começa com uma marcação da cerca. É necessário conduzir os pinos nas instalações terrestres de apoio pilares e puxe a corda entre eles. A distância deve ser nada mais, nada menos de 250 centímetros. Não se esqueça de planejar a colocação do portão e da porta, é com eles deve iniciar a contagem.

No canto da cerca colocar dois pinos. Então, em torno de cada peg precisa ser feito marcar o futuro do poço usando uma substância granular. Lembre-se que a distância entre os postes devem obedecer estritamente ao comprimento das pistas. Todos os pilares têm vantagem na liderança do ângulo reto ou na mesma linha.

Se a instalação de uma cerca feita de plástico é feito com suas próprias mãos em uma ladeira, envolver método passo. Para fazer isso, fazer o layout e a tensão da corda paralela à linha do horizonte, mas não para o chão. Se você definir explicitamente a cerca, que será um bom efeito sobre a sua força.

Em seguida, você precisa fazer um buraco especial sob as colunas de sustentação. Lembre-se que todos os poços devem ter a mesma profundidade e precisa, caso contrário, a cerca pode acenar. A profundidade do buraco depende da duração do apoio e deve ser 1/4 parte.

O diâmetro de cada furo deve ser igual ao diâmetro da coluna multiplicada por 2,5, e a profundidade de não menos do que o nível de congelamento do solo, cerca de 60-80 centímetros. No futuro, para alinhar o poço suporta podemos aprofundar ou despeje nela um pouco de solo.

Para a montagem pilares não são obrigados a instalar fundação cais. Na criação da fundação não é necessário, porque o material não absorve umidade, por isso não vai apodrecer ou ser derretido. Coloque os pólos nos poços apenas na vertical e fixá-los por espaçadores. Certifique-se de verificar a coluna vertical exato. Seus bordos superiores deve ser colocada ao mesmo nível.

Nesta fase, é necessário trabalhar com dimensões muito precisas. A posição correcta das colunas é geralmente determinada pelo nível e prumo. Certifique-se de verificar repetidamente para a instalação correta dos pilares. Se necessário, faça os suportes ou apoios, fazer correções.

Nos pólos precisa secção de esgrima para instalar. Primeiro, marcar o lugar sobre os pilares de rolamento de montagem. Após isso, inserir os carris na parte de baixo na coluna inferior do furo e empurrá-lo tanto quanto possível. Em segundo lugar o pino inferior gradeamento é inserido na abertura inferior e é empurrado até até uma pega de trinco.

Em seguida, as placas verticais ligado de acordo com o recinto para este. A grade superior é fixada à extremidade de forma tão precisa como a parte inferior. Se a passagem de admissão deve ser reduzido, o comprimento das barras de tejadilho é reduzida por serrar uma serra tico-tico.

Depois que definir o perfil vertical da instalação depende do projeto do modelo. No caso de plástico para cercas, ele puxado ao longo das colunas de suporte e fixado. Se um item danificado, ele pode ser perfeitamente substituída por outra.

Depois de realizar os passos acima, ele pode ser considerado uma instalação completa do muro. Ela continua a realizar alguns procedimentos finais. Usando uma cola especial, apertar tampas decorativas sobre os topos dos pilares, a protecção resulta da sujidade e lavá-los com água. No entanto, alguns itens adicionais podem ser realizados dependendo do tipo de construção.

Após a instalação da cerca, você pode pintá-lo em qualquer cor. A maior demanda é para cercas coloridas luz - cores branco, bege e madeira. Para entender isso, é o suficiente para olhar fotos de cercas de plástico! Estas máscaras olhar muito festiva, mas também existem versões mais escuras.

Assim, se você definir a cerca de plástico perto de sua casa, ele pode muito bem proteger a casa e jardim, bem como para decorar a fachada de um edifício. Além disso, o procedimento para instalar a vedação de plástico - facilitou - não requer a criação de uma base contínua. Esperamos que as nossas recomendações valiosas para ajudar a estabelecer uma cerca de qualidade feitos de plástico, que vai agradá-lo por um longo tempo!

artigos relacionados

© Edifício portal StrPort 2011-2016. Artigos sobre os materiais de reparação, construção e de construção.

Copiar informações do site só é possível com a permissão do editor ou uma referência direta à fonte. justificativa legal

cerca de plástico: a seção de esgrima sem peso

Como esperado, a matéria-prima atual lentamente empurra os materiais utilizados para a proteção de áreas por muitas décadas e até mesmo séculos. No lugar de madeira, metal e estruturas de concreto veio cerca feita de plástico, e não é necessário para ser surpreendido, porque a vedação de plástico tem uma aparência bonita, além disso, é menos afetado por fatores ambientais, e com o cuidado adequado não exigir a substituição a cada 10-20 anos . Em nossa atual publicação no site da "Casa dos Sonhos" terá não só as vantagens e desvantagens de cima do muro - quando olhamos para o que são os seus tipos e como usar a cerca no site.

cercas de plástico para dar foto

As cercas de PVC no mercado doméstico apareceu há relativamente pouco tempo e ainda não falar do uso generalizado deste material para a construção de cercas. No entanto, os anfitriões, que apreciaram seus benefícios durante muitos anos privado de preocupações relacionadas com o revestimento e proteção de sua ingestão dos efeitos nocivos do meio ambiente.

Vantagens e desvantagens de cercas de plástico

Como acontece com qualquer material de construção, de plástico tem seus prós e contras. Vamos começar com as vantagens:

  1. aparência bonita - nossos compatriotas principalmente branco e bege instalar cercas, como estas cercas olhar muito elegante e esteticamente agradável, perfeitamente enquadrar o site do país, casa de campo ou apenas uma cama.
  2. Durabilidade - uma vedação de plástico não irá começar besouros carpinteiro, brocas e outros insectos, não apodrecem, não coberto com bolor, tais como cercas de madeira, e que não causarão como cerca de metal.
  3. Resistência a fatores naturais - que não se desvanece, não tem medo de produtos químicos e álcalis, e pode suportar temperaturas no inverno.
  4. Força - graças a aditivos especiais, cerca decorativa plástico tem uma força especial, quando comparado com outros tipos de cercas, é mais forte cerca de papelão ondulado e concreto.
  5. Fácil de instalar - não há necessidade para a fundação da cerca.
  6. Pouco exigente em cuidados - para cerca de plástico é fácil de cuidar, quando a poluição simplesmente lavá-lo com água.

cerca de plástico jardim

Há também desvantagens de cerca de PVC:

  1. Alto custo - como todas as tendências, o custo dessas cercas no mercado interno ainda é bastante elevado.
  2. Probabilidade de produção de PVC de baixa qualidade - em seguida, essas estruturas tornam-se tóxicos e venenosos, libertando para as substâncias nocivas ambiente. Ao comprar certifique-se de pedir um certificado de qualidade.
  3. cercas coloridas não são caracterizados por uma elevada fiabilidade - o mais forte são considerados cerca de plástico branco e bege.
  4. A contaminação rápido - depois de cada chuva forte em uma cerca branca pode aparecer gotas sujas terá que lavá-lo, ou colocar-se com a sujeira.

bege cerca de plástico

cerca de plástico decorativa

Assim, com as vantagens e desvantagens que tenhamos entendido, é hora de seguir em frente e olhar para os tipos de cercas feitas de PVC.

Variedade de cercas de plástico

Tais barreiras podem ser de várias cores, formas e alturas.

  • cores. Se falamos de cores, o mais popular em nossas latitudes, como já foi dito, branco e bege, raramente definir a cerca cinzenta. Há também um barreiras de duas cores, tais como branco e bege ou branco-verde.

foto de plástico cerca

cercas de plástico decorativos para casa de campo

  • dimensões. Quanto à altura, alegou seis metros produtor raramente encontrar aplicação no país ou áreas suburbanas, enquanto a altura de 2m para cercas externas e do1m em cercas interna é considerado o mais popular.

cerca plástica para canteiros

A altura do plástico Cerca

  • forma. E aqui na forma de cercas de plástico em uma ampla gama. Há uma porção contínua e cerca envolvente da vista, e com lâminas verticais puro de vedação, e uma vedação como um reticulado, e a combinação (inferior sólido e grade superior).

cercas de plástico para enredo foto

Tipos de cercas feitas de PVC

Onde posso instalar cerca de plástico

cercas sólidas altas são usadas para esgrima área suburbana. Mas não importa como vendedores difícil convencer os proprietários de casas de campo na singularidade e durabilidade de cercas de plástico, mas em nossas mentes a idéia da fragilidade do plástico senta profunda, vamos ter medo de instalar cercas feitas de PVC como uma área de proteção confiável contra penetração de detratores. Por outro lado, tal vedação é cada vez mais colocar o país ou como um elemento decorativo.

As cercas de plástico Photo

Por exemplo, cerca do jardim de plástico é adequado para distinguir área interior em zonas funcionais - uma pequena cerca treliça separa o jardim dos canteiros com verduras. Em fins decorativos, você pode instalar uma cerca de plástico em torno das camas, e caminhos de jardim ainda é separados.

cerca plástica para canteiros

cerca de plástico bonito para cerca cor branca é perfeita como uma cerca do jardim externo. Aqui é necessário esclarecer que a criação de integridade e harmonia para a vedação de plástico exterior pode pegar os portões e portas coloridos correspondentes. Assim, depois de ter decidido substituir o muro de seu site, você pode ter certeza que todos os seus elementos são organicamente combinados uns com os outros.

Foto branca de plástico cerca

Jardineiros pode gostar cercas com opção de malha. Por exemplo, rede convencional pode agora ser substituído por um material mais atraente - malha de plástico, que podem ter cores diferentes. Tal vedação de plástico malha bem mostrou-se como a esgrima dos jardins da área e moradias, e para torná-lo menos transparente, videiras da planta por um lado, fazer a cerca em um hedge. como o tamanho da célula de grade pode variar de 32h32mm para 70h58mm e cores mais comuns - é verde, cáqui, verde e cinza.

Uma cerca feita de malha de plástico

ingestão de malha de plástico

Como você pode ver, cercas de plástico para casa de campo são uma ótima alternativa ao concreto e estruturas de madeira, e não ir a qualquer comparação com uma cerca de papelão ondulado. Segundo o fabricante, a vida das proteções de PVC é de 20-30 anos, de modo que você vai esquecer por um longo tempo para substituir o cerca.

Para resumir, deve-se notar que, apesar da variedade de formas e cores, cerca de plástico deve ser escolhido com base na parte da estrutura do dispositivo e direção estilística que está nele. A única maneira que você vai conseguir harmonia e elevada estética área suburbana do exterior.

Apenas à procura de preços para estas cercas. Obrigado. Muito interessante. Gostaria de colocar tudo de plástico bege.

cercas de plástico diferem em princípio Manual: 1. montado numa armação metálica (colunas metálicas e tubos metálicos transversais). 2. montada sem metal, isto é, auto-suportado plástico.

Para o preço de cercas sem uma estrutura de metal obtida em 2 vezes mais barato, devido ao preço do metal e a montagem mais fácil. Neste caso não diferem em funktsinalu e aparência.

Dificuldade conjunto de vedação de plástico com a estrutura de metal é que é necessário para penetrar nos pilares metálicos furos Moinho de 4 mm guias transversais (em cada coluna de 6 orifícios de forma quadrada), bem como a incapacidade para concreted directamente todas as mensagens, eles devem ser cimentadas como conjunto cada seção.

cerca de plástico sem metal montado sobre o procedimento mais fácil e mais rápido.

Adquiri inadvertidamente cerca de uma armação de metal na fábrica Maksiplast (Golitsino), de metal adquirida separadamente na lista fornecida pela planta. Como já realizados, a lista estava errado e como resultado eu comprei não é o metal, perdido neste graves dinheiro e nervos. Quando você entrar em contato com o chefe do departamento de vendas da fábrica Gregory I. (nome não sei) disse que não podia fazer nada sobre isso, embora pudesse mudar a parte do plástico facilmente. Em geral, a principal coisa para vender ...

Vizinhos feitas sem cerca de metal custo custos cerca de 2 vezes mais barato para 2 anos. É uma pena que a tarde aprendi que existem cercas de plástico sem uma armação de metal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 9 = 1