A arte do bonsai

O que é bonsai? Como crescer uma árvore em miniatura em casa?

Para alguém planta de casa - uma violeta floração ou ficus com folhas brilhantes escuros. E quem quer crescer uma floresta real em um pequeno punhado de terra.

Muitos fãs de plantas de interior ter ouvido a palavra misteriosa "bonsay9raquo;. Mas qual é o bonsai e como construir um milagre em miniatura, só não entendo. No entanto, para entender o que é bastante realista.

A moda de árvores em miniatura espalhados por todo o mundo a partir de Japão. Mas os japoneses não são o fundador de uma nova forma de arte. Bonsai ideia surgiu-lhe da China. Mas foi o japonês trouxe à perfeição.

A primeira menção do cultivo de árvores em miniatura caiu nas mãos dos historiadores em 1972. No mausoléu de imagens Príncipe Zhang Hui foram encontrados descrever em detalhe a tecnologia de crescer árvores pequenas. A julgar pela forma como cuidadosamente os desenhos foram preservados para descendentes, uma técnica atribuído ao conhecimento de alto valor. Desenhos datado do reinado da dinastia chinesa Tang, o que corresponde a 600 aC. e.

Os chineses chamado de pensay9raquo incomum hobby";. Os japoneses ler caracteres chineses em seu próprio caminho, e obter a palavra "bonsay9raquo;, que significa". Crescido na bandeja "

Aliás, os arqueólogos dizem que os antigos egípcios sabiam que um bonsai. Elas são cultivadas plantas pequenas em recipientes especiais, mas chamou-os de forma diferente. Infelizmente, a versão egípcia do nome não foi preservada.

Os japoneses trouxeram a arte do cultivo de plantas em miniatura para a perfeição. Cada árvore requer muitos anos de trabalho do mestre, atenção e paciência. A única maneira de obter uma obra-prima verde que vai viver mais tempo do que o seu criador. planta bonita receberá estudantes gratificantes que estão bem cientes do que e quanto esforço mestre bonsai colocou nesta beleza.

A arte do bonsai - é uma certa filosofia que lhe permite abraçar a vida e apreciar a beleza de seu fluxo. Toda a árvore nas mãos do mestre passa por três estágios, como todos os seres vivos do planeta. Primeiro, é o lar de uma juventude, resplandecente com frescura e pressão, então entra na maturidade, atingindo a perfeição e beleza das formas, e a última etapa - velhice, incorporando toda a sabedoria do mundo. E, além disso, um bonsai - um símbolo da continuidade das gerações, porque o caçula da família precisa aprender com a experiência e ser capaz de manter o que criou os mais velhos.

O que as árvores podem ser cultivadas

Na maioria das vezes, para o cultivo em recipientes com espécies perenes. Este pode ser um cipreste japonês, zimbro chinês, Cryptomeria, pyatilistnaya, pinheiro negro ou vermelho japonês. Bonsai árvores dessas espécies parece muito impressionante, mas alguns preferem a crescer árvores de folha caduca, há um charme especial na mudança das estações. Neste caso, ajustar a ameixa japonesa, macieiras de diferentes variedades, cerejas, algumas espécies de maples, rododendros, azaléias selvagens, diferentes variedades de peras, caquis, uvas selvagens, salgueiro e outros.

Bonsai pinheiro parece muito bonito e incomum, como visto na foto abaixo, por isso é muitas vezes possível para atender a esses pinheiros em miniatura.

Mesmo o mestre mais experiente nunca vai ter duas plantas idênticas. Mas todas as músicas feitas claramente dividido em estilos. Esta tradição foi introduzido para a arte do bonsai é japonês. Eles recebem o número de designação dos motivos pelos quais árvores são divididas em estilos. Há mais de 30, mas vamos considerar o mais comum.

Se você ver uma planta bonsai com um tronco reto, expandindo-se para o chão, em seguida, ele é um estilo vertical formais - Tokkan. Outra característica importante dele - para o topo da planta deve zauzhatsya. Neste estilo, você pode crescer qualquer tipo de madeira. Simbolismo Tokkana - solidão orgulho e caráter indomável.

Se a planta é alongada verticalmente, mas seus ramos não tem uma estrutura clara, e são dispostos de forma aleatória, então este estilo Moogi. O tronco da árvore pode ser dobrado, mas a ponta necessariamente desenhado numa linha com a base, formando um chão perpendicular. Moogi simboliza simplicidade e liberdade, e ainda - o desejo de ir além das circunstâncias opostas.

Este estilos de bonsai, como uma foto que fez em rajadas de ventos fortes. Para shakai (estilo itálico) é caracterizada pela inclinação em um ângulo para o chão, mas a árvore é puxado para cima. Fukinagasi (curvada pelo vento) pode ter um eixo plana e inclinada, mas sua sucursal num sentido (no sentido do declive), como uma árvore cultivada em um vento forte. O simbolismo destes estilos - resistência às forças da natureza e da luta pela vida.

Sokan significa "tronco bifurcado". Este estilo levou fãs bonsai própria natureza, porque muitas vezes da mesma raiz e Barrel sobe, um dos quais é mais forte e mais alto. A árvore pode ser plana ou inclinada, não é muito importante, a principal coisa - ele deve formar uma coroa comum. Criar um bonsai semelhante em casa quanto possível, dando a aparência do segundo barril ramo mais baixo. O simbolismo deste estilo - a continuidade das gerações e tradições honrando. Sokan às vezes chamado de "bliznetsami9raquo; ou "pai e filho".

É um pouco tipos similares de bonsai no estilo cascata e polukaskadnom. Kengay - como uma árvore que cresceu no penhasco íngreme. Para sobreviver, ele teve de se adaptar às circunstâncias difíceis. símbolo de estilo - plasticidade em todas as condições.

Khan kengay tem uma direco mais horizontal do crescimento do caule. Árvores, como crescer na margem, tentando alcançar a coroa da água. Hyun-kengay - bonsai, foto que mostra claramente que os ramos não caia abaixo da média do pote, ea ponta das plantas são sempre localizado acima do nível do solo.

Para esses estilos sempre escolher plantas de plástico com troncos de flexão. É dada preferência a um pinheiro, cotoneaster, zimbro.

Este estilo é considerado um dos mais difíceis de implementar. E ele também é um dos mais antigos. Caso contrário, este estilo é chamado de "literaturnym9raquo;. um nome tão devido ao fato de que as plantas têm a forma esquemática de "cartas dos japoneses." Mestres como escrever sinais caligráficos, cultivo de árvores com troncos curvas longas, sem galhos mais baixos. de Crohn neste tipo de bonsai é permitido apenas no topo. Estilo representa leveza e elevação. Para o crescimento de coníferas seleccionado ou espécies de folha larga.

Você consegue imaginar um bonsai vasos em que cresceu de uma pequena floresta? Esta planta no estilo de Ose-ue. A composição é composta por um grande número de troncos de árvore, com uma altura diferente, com diferentes espessuras e a idade da planta. Normalmente eles pegar um número ímpar de árvores, que muitas vezes eles são da mesma espécie. Plantou sem observar a simetria e evitando a mesma distância. Assim, o mestre recebe o seu próprio parque ou um pequeno bosque, o mais parecido com o da vida selvagem área.

Iluminados japoneses aprenderam a ver a beleza em cada momento da vida. Eles provaram que a velhice também pode ser bonito. Fazer essa afirmação - estilo Sharimiki que é "madeira morta". árvore artificial envelhece casca do tronco é parcialmente removido, e vybelivaetsya madeira, criando um contraste entre mortos e vivos. Sites com madeira morta sutilmente dobrar, mas eles devem ser claramente visíveis. Para este tipo utilizado na maioria das vezes zimbro.

Se você estiver indo para crescer descrito recém-chegados milagre está querendo saber como plantar bonsai. Você pode fazer isso de várias maneiras:

  1. método miso. Isto é ideal para iniciantes experimentadores. É delimitada em semear as sementes recolhidas no estado selvagem. Neste caso, você pode escolher entre uma variedade de germes é aquele que é necessário, e começar a desacelerar o crescimento desde o início.
  2. Método Toriki. Este cultivo de plantas em miniatura a partir de estacas ou camadas. Para utilizar este método, no lugar certo na corte ramo ou podadas a casca ea madeira é tratada com estimulantes cavalos abriu crescimento. Madeira musgo abafar porção e o filme e são 3 (às vezes mais) meses. o ponto de corte não dão secar o tempo todo.
  3. Método Yamadori. Valor estimado do nome - "encontrado e desenterrado." Primavera na floresta ou o jardim é uma planta apropriada, cavar em torno dele e deixá-lo por alguns meses para a formação de cavalos de superfície. Após esta raízes fortes um pouco mais curtos, a planta é extraído do solo, e começa a formação de bonsai em um pote.
  4. Método Ueki. Com um tal método é comprado planta jovem pronto no viveiro, em seguida, ele é cortado e plantado em um apartamento pote. Ou comprar jovens bonsai, e ainda é cultivada, com base em suas próprias preferências de estilo.

A principal tarefa de cultivar bonsai - forçar a árvore permanecer pequeno. Para fazer isso, você precisa desacelerar o crescimento e dar a forma desejada. Para a inibição do crescimento, muitas vezes cortar raízes e brotos são removidos, escolha do solo magra, use uma quantidade mínima de fertilizantes e panelas especiais selecionados de bonsai, onde o sistema radicular pode crescer fortemente. Além disso, ter a certeza de usar um sistema de enfraquecimento receitas sucos, causando cortes horizontais na madeira ou cruzando-se o tambor de fio.

Quando a planta está suficientemente enraizado, começar a cortar seus ramos e arco. Para fazer isso, use um fio de cobre, que enredam os ramos e estacas fixas em um vaso. Bends é melhor começar no verão, quando os ramos são flexíveis. A fim de não danificar a coroa, lugar dobra envolvido com corda macia ou bast.

poda oportuna ajuda a despertar para as crescentes rins precisam. Se você criar a forma ideal devem ser enviadas para o ramo para a direita, em seguida, escolher um rim, furando na direção certa, e cortou um galho acima dela, deixando acima e cânhamo.

By the way, se cultivada pinho bonsai, é necessário executar o corte com extrema cautela. ramos danificados podem virar amarelo. Isso também se aplica a outras coníferas.

A planta requer cuidados ao longo de sua vida. Para crescer um bonsai decente, cuidados em casa fornecidos durante todo o ano. Estes incluem o transplante, adubação, irrigação.

Repotting é o melhor feito na primavera. Cuidados devem ser tomados para que as raízes não crescem e não formam uma bola. Quando isso acontecer, a árvore é removida das taças, as raízes são cortadas e voltar a planta para o lugar, mas em solo fresco.

Para fazer o plantio de uma mistura de húmus 05/03 solo, turfa 1/5 e 1/5 de areia. O solo no recipiente cuidadosamente socada de modo que há espaços vazios. A altura do solo no recipiente -. Cerca de 5-6 cm acima dela, normalmente decorado com pedras e musgo.

A alimentação é realizada na primavera e no verão. O intervalo é mantida por cerca de duas semanas. O preferido pronto para usar fertilizante orgânico líquido com excrementos das aves, o qual é introduzido através de 2 horas após a rega.

O que mais você precisa para crescer Bonsai saudável e bonito? Cuidados em casa requer uma rega abundante e regular. Muitas pessoas configurar um recipiente com uma pequena árvore em um recipiente plano com água. Sua parte inferior é preenchido com pequenas pedras e colocar a grelha. O nível de água no tabuleiro é mantida a um nível. Isso torna possível para aumentar a umidade e reduzir a rega.

A água é árvores em miniatura essenciais em grandes quantidades. Mas devemos levar em conta o tipo de planta, porque os residentes de diferentes zonas climáticas são diferentes condições de rega. Por exemplo, pequenas folhas Carmona - um cuidado da árvore bonsai que exigem irrigação abundante diária. Mas para Jade para que a rega é prejudicial, seu sistema radicular não consegue lidar com a abundância de umidade e apodrece.

É importante compreender que a árvore em miniatura devem ser regadas com mais freqüência, mesmo se o formulário não gosta de solo úmido, onde existem os seguintes fatores:

  • as folhas nos ramos de maiores e mais numerosas;
  • planta plantada no recipiente pequeno ou plana, uma vez que, em seguida, evaporação da humidade a partir de grande área da superfície do substrato;
  • o quarto é muito seco e ar quente.

Além disso, a planta não irá impedir a pulverização regular. No entanto, estar ciente de que espécies perenes podem ser pulverizadas com água destilada somente. Se você usar torneira nas folhas flor esbranquiçada Nondeducibility aparece.

Agora que você entende o que é um bonsai, você pode tentar criar sua obra-prima. Mas pensar e avaliar a sua força. Se você não está doente o suficiente, então talvez você não deve assumir esse trabalho laborioso.

bonsai arte. A tecnologia de cultivar bonsai por suas mãos

Bonsai - a arte de cultivar bonsai em diferentes bacias, decorativos baixos vasos ou em bandejas (na tradução da palavra "bonsai" significa "planta em uma bandeja").

Os chineses começaram a cultivar suas próprias mãos árvores em miniatura mais de 1.000 anos atrás. Mais tarde esta arte desenvolvido monges japoneses. Bonsai podem ser cultivadas a partir de praticamente qualquer árvore ou arbusto. Bonsai árvore parece muito elegante e atraente e decorar todo o interior. Atualmente, a arte do bonsai usa as árvores mais comuns, em miniatura, eles são devido à tecnologia especial de cultivo e cuidados especiais - aparamento regular, entalhando casca, torcendo fio, e vários outros métodos e técnicas. Significativamente, a relação entre o sistema radicular e da parte terra do bonsai corresponde às proporções usuais de uma árvore que cresce em estado selvagem.

Para crescer bonsai ao ar livre, você pode comprar sementes ou mudas de árvore para selecionar a forma que você vai achar interessante.

Plantar as mudas em uma panela e deixe que ele se enraizar ao longo do ano. Na próxima Primavera, removê-lo, cortar as raízes grossas e Prischepa todos os rebentos muito vigorosos. Repita este passo para o segundo ano. No terceiro ano, cortar as raízes de quase um terço, para que a planta se encaixa na loja comprei uma bandeja especial para o bonsai, e constantemente beliscar brotos indesejados. Então fio ramo obveyte, revestida a plástico, dando-lhe uma forma curva. Tenha em mente que as árvores de folha caduca, como maples, tem a maior flexibilidade na primavera, e sempre-vivas - pinheiros e zimbro - a melhor forma no outono.

Para proteger bonsai, coloque-o em um lugar protegido do vento ao ar livre. Se a previsão congelamento, envolvê-lo com embalagem plástico bolha.

Bonsai para o interior - uma espécie tropical que são melhores para comprar ready-made em lojas especializadas e coloque longe da luz solar direta.

Olhar para plantas com raízes uniformemente ramificados e forma refinada. No tempo quente, abra as janelas para obter alguma árvore ar fresco.

publicações recentes sobre o novo site.

Casa e plana, design e arquitetura, projetos da casa. Revisões, dicas.

Jardinagem, terra de jardim.

escultura em madeira, queimando, estamparia, tecelagem e muito mais.

DIY, uma variedade de caseiro original e útil.

fabricação separada de mobiliário, desenhos, diagramas.

Bonsai Art (História, 13 fotos)

Veja o mundo em miniatura - um desejo que pode ser parcialmente implementado por um bonsai distintivo, arte oriental refinado chamado (Jap 盆栽, "uma planta em uma bandeja."). A sua essência reside na cultura de crescer muitas vezes reduzida réplica da árvore alta convencional em uma panela pequena, panela ou prato. O efeito desejado é alcançado por um método especial de rega, sucata regular e atempada e cortes, iluminação de dosagem adequadamente seleccionado e alimentação, e o uso do fio, o que permite que a árvore em miniatura dar a forma requerida.

As primeiras manifestações da arte, que agora é considerado uma parte importante da cultura oriental, que remonta mais de 2.000 anos. Embora a idade oficial de bonsai como um curso separado de cerca de 1.300 anos. Há muitas teorias sobre as lendas e desde a sua criação. Em um deles, o primeiro fã deste estilo de arte foi um imperador chinês da dinastia Han (200 aC.). Um dia, o governante de um desejo de aprender mais sobre seu império. Naturalmente viajou por todo o Imperador Celestial não poderia, portanto, em todas as províncias da China, a fim de estudar as características do terreno e sua posterior grupo de imagens de algumas dezenas de pessoas educadas foram enviados para a miniatura. Assim, um império em miniatura que representava o rio foi criado, montanhas, árvores, casas, animais e até mesmo pessoas em uma escala muito menor. Para o futuro layout do senhor mandou construir uma ampla plataforma de mármore, os contornos do que deve ser idêntico ao mapa do esboço do país. Tudo foi feito exatamente como o imperador desejou - paisagens chinesas trouxe foram instalados no palácio. Em seguida, começou a arte de imagens em miniatura de paisagens, que passou uma maneira dura e longa, em constante transformação e melhoria.

Na Idade Média, juntamente com os ensinamentos budistas e outras riquezas culturais da arte continente bonsai se espalhou no Japão, que originalmente criou raízes entre a alta sociedade, especialmente aristocratas, de alta patente samurai e clero budista, e mais tarde, no início do século XVIII, e a nível nacional .

Estilo bonsai também desenvolveu budistas, o que equivale homem-árvore crescente a Deus, uma vez que, de acordo com sua visão, o mundo parece Buddha Garden, no qual ele jardineiro.

artesãos japoneses meticulosamente refinado habilidades dos mestres estrangeiros e virou as técnicas decorativas usuais de jardineiros chineses em uma arte auto-suficiente, e multa. O cultivo de árvores em miniatura enraizadas como parte integrante da cultura japonesa. É no vasto do sol nascente um método de bonsai crescimento desenvolvido mais ativamente e chegou a sua perfeição.

O auge da popularidade desta arte é necessária na arte XVIII-XIX. Em seguida, no Japão começou a implementar técnicas especiais de formação de árvores, regras, regulamentos, alocar uma variedade de estilos, bem como exposições de organização, onde bonsaists pode compartilhar suas realizações e habilidades. A exposição mais antiga do Japão - Exposição Bonsai em Tóquio, que foi realizada pela primeira vez em 1914 e continua anualmente para agradar as pessoas por suas magníficas exposições.

No final do século XIX-XX, a tradição secular japonesa de bonsai penetrou no Ocidente. Na Europa, a primeira exposição teve lugar em 1889 no pavilhão japonês em Paris. Já em 1909 houve uma exposição em Londres, e mais tarde em outros países europeus. Ironicamente, enquanto os europeus apreciado a nova arte e atacou com fortes críticas nos mestres japoneses, considerando-a "tortura desumana" árvores. Após a Segunda Guerra Mundial, a direção do início de obter grande popularidade no Ocidente.

Hoje no Japão há mais de 100 mil árvores em miniatura, e alguns já têm séculos de história em sua bagagem. Absolutamente todas as instâncias são consideradas propriedade pública. Em famílias japonesas há uma tradição de passar árvores no estilo de bonsai de geração em geração como uma herança preciosa.

Nos últimos anos, a popularidade dos mini-árvore está crescendo rapidamente. Muitas pessoas tentam descobrir e aprender os segredos da habilidade de bonsai crescimento requer regularidade e muita paciência. Para o desenvolvimento dos princípios básicos de criação de um mini-árvores do futuro mestre precisa de uma média de 5-10 anos. Acredita-se que para o desenvolvimento do momento elementar - rega adequada - que leva pelo menos três anos. Portanto, procedendo ao estudo desta arte é importante para determinar a força de seu desejo de alcançar a meta, que não tolera barulho. Com os devidos cuidados, espécimes bonsai pode viver por centenas de anos, preservando a memória de quem as plantou e cresceu. O sobrevivente mais famoso para os espécimes antigos dias atuais apresentado pinheiros que cresciam shogun Tokugawa Iemitsu (1604-1651).

Claro, os espécimes de bonsai de idade mais valorizado e, portanto, têm um valor mais elevado do que os jovens. Então itens centenárias vendidos no mercado mundial de dezenas de milhares de dólares. No entanto, a idade não é o único critério importante. importante papel desempenhado pelas ideias artísticas apresentadas pela planta, bem como a sua conformidade com o tamanho do recipiente e uma aparência saudável.

Para o cultivo de bonsai terno diferentes plantas com ramos grossos e folhas pequenas (pinheiros, abetos, zimbro, cipreste, cereja, faia, cedro, zelkova, rododendros e azaléias). É importante saber que você precisa usar um corte ou sementes do que o normal, em qualquer caso, não uma árvore híbrida. A altura das menores espécimes iguala 3-8 cm, enquanto as maiores representantes pode chegar a 1,5-2 metros.

Adicionar um comentário

O campo "E-mail" campos são opcionais, é necessário apenas se você quiser se inscrever para os comentários (neste caso, certifique-se de verificar o "Notifique-me de follow-up comentários").

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + 3 =